O PAIUNG

O PAIUNG é o Programa de Avaliação Institucional das Universidades Integrantes do Comung – Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas. Com mais de 20 anos de atuação, o PAIUNG tem como objetivo principal fortalecer a avaliação institucional como um processo permanente de melhoria da educação superior.

O Programa reúne 15 universidades comunitárias, que partilham de um ideal comum de Educação Superior. Nesse sentido, suas diretrizes trazem a preocupação com a afirmação desse modelo de ensino e o seu papel para o desenvolvimento das comunidades onde as instituições estão inseridas.

Outra marca do PAIUNG é o respeito à pluralidade das instituições que dele fazem parte. Embora todas compartilhem do caráter comunitário de educação superior, é respeitada a premissa de que cada uma das universidades possui características estruturais, regionais e até mesmo ideológicas que as diferenciam entre si. Diante disso, o PAIUNG foi construído com um caráter abrangente, de modo a permitir que cada uma de suas instituições desenvolva suas próprias iniciativas de avaliação, de acordo com a sua cultura e com a sua trajetória histórica.

O principal objetivo do PAIUNG é consolidar um espaço democrático de discussões acerca da Avaliação Institucional na Educação Superior e fortalecer os vínculos comunitários entre as IES que compõe o PAIUNG/COMUNG e as demais instituições.